top of page

Primeira Guerra Mundial: Cinema e estilo.

  • Foto do escritor: Jacqueline Cidreira
    Jacqueline Cidreira
  • 3 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura


O cinema também teve suas evoluções tecnológicas e estilísticas. Cada país desenvolveu um tema, um enquadramento e uma luz específica. Tudo para dar o efeito do estilo desejado. A Primeira Guerra influenciou muito as tendências artísticas e cinematográficas.


Começando pelo terror, que surgiu na Alemanha em 1913, mas como o país estava bem no centro do conflito da guerra não houve muitas produções. Com o fim da guerra, surgiu o Expressionismo Alemão. Diante de tanta depressão, expressava-se, no cinema, o que a alma sentia e não o que os olhos viam. O cenário era distorcido e os temas eram a loucura, o horror e o pesadelo. Foi aqui que surgiu os filmes mais inquietantes e perturbadores.


Em 1917, a Revolução Russa trouxe o conceito de socialismo e comunismo. O fim da guerra e a possibilidade de um mundo mais igualitário refletiram nas Artes, surgindo, assim, o Surrealismo em 1924. Essa estética valorizava o inconsciente, o irracional e o sonho. O Surrealismo veio para transcender a razão. A linguagem do cinema Surrealista era totalmente fragmentada, considerado Cult e, infelizmente, não atingiu grande público.


Já na Rússia pós-guerra, não foi o cinema Surrealista que eles aderiram e, sim, o Realismo Soviético. Eles deixaram para trás todo e qualquer drama e adaptações literárias. Essa foi uma estética artística e comercial, ressaltando o povo soviético como herói coletivo e valorizando a importância do trabalho para a construção de uma nova sociedade.


Enquanto isso, na França pós-guerra, a tendência foi o Impressionismo. Os filmes impressionistas valorizavam mais a imagem que as palavras. O foco era o drama psicológico em questões sociais. Essa foi uma estética que perdurou por muito tempo.


Com essas quatro tendências podemos ver como a guerra influenciou o cinema de cada país de maneiras diferentes. Um, trouxe a dor e o horror; o outro, o sonho e depois o real, sem dramas; e, por último, as impressões psicológicas. Cada um com técnicas filmagens diferentes

Kommentare


bottom of page