A origem do cinema.
- Jacqueline Cidreira
- 4 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de mar. de 2020

Você sabia que o cinema teve origem na França? Em Lyon, para ser mais específica. O cinema foi inventado pelos irmãos Lumière em 1895. A primeira sessão foi de 20 minutos, onde eles exibiram curtas de produção própria, incluindo A saída dos operários da fábrica Lumière, a primeira produção dos irmãos.
O cinema chegou aos Estados Unidos a partir de 1900 com a instalação de pequenas salas de exibição. A sessão custava apenas um níquel e, por isso, os galpões foram batizados de Nickelodeons (agora sabem de onde veio o nome do canal fechado infanto-juvenil).
As produções de filmes explodiram nos EUA. De início, as produções e escritórios eram em Nova Iorque, depois as produções foram para Los Angeles. Foi aí que surgiu Hollywood em 1910. Além dos terrenos serem muito mais baratos para montarem grandes estúdios, tinha todos os cenários possíveis para as filmagens (praia, montanha, neve, sol). Grandes produtoras surgiram nesse boom: Universal, Fox, Paramount, Warner Bros, Columbia.
O cinema não era só entretenimento. Ele foi uma grande ferramenta de propaganda e comunicação, sobretudo na Primeira e Segunda Guerra Mundial. Nessa época, tudo era controlado pelo governo e saía nos cinemas somente o que era conveniente para cada país.
Referência: SABADIN, Celso. A história do cinema para quem tem pressa. Rio de Janeiro: Valentina, 2019.
Comentarios