Revisar ou preparar o texto, sabe a diferença?
- Jacqueline Cidreira
- 29 de out. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de jan. de 2020

O revisor de texto tem funções diferentes dependendo com quem trabalha. Em uma editora, é o último profissional a lidar com o texto, sendo assim ele revisa a ortografia, concordância, numeração do índice, viúvas, verificará diagramação e a padronização da fonte. Em uma agência de publicidade ou como revisor acadêmico, por exemplo, além de fazer correções gramaticais e padronização, também faz a preparação do texto ou o copidesque, ou seja, pode dar sugestões de estilo, reescrever trechos para maior clareza, corrigir e adequar a linguagem ao contexto.
É normal ocorrer erros em textos. Mesmo quem conhece muito bem a gramática, ao redigir um texto, pode deixar passar algum desvio gramatical. Isso porque o foco está no conteúdo, no processo de criação e de desenvolvimento do texto. Além disso, há pessoas que têm dificuldades em transmitir, com clareza, suas ideias na escrita. E outras, não sabem quais recursos linguísticos utilizar para adequar um texto a determinado público.
Diante disso, o revisor ou o preparador de texto tem como objetivo ajudá-lo. Com o uso de conhecimentos linguísticos, socioculturais e gramaticais, ele lapidará o texto para que atinja o seu propósito, deixando-o pronto para ser publicado.
ความคิดเห็น