top of page

Revisor e Preparador de textos: um ofício multidisciplinar.

  • Foto do escritor: Jacqueline Cidreira
    Jacqueline Cidreira
  • 23 de abr. de 2018
  • 1 min de leitura

Atualizado: 28 de jan. de 2020


Revisar, de acordo com o dicionário Priberam, é “ler um texto cuidadosamente para corrigi-lo ou melhorá-lo”. Basicamente é isso que um revisor faz, mas vamos elucidar um pouco mais sobre o que faz e quais os conhecimentos necessários para esta função.

Primeiro, um revisor no meio editorial revisa o material já diagramado sem se preocupar com o conteúdo, ou seja, revisa capa, sumário, índice remissivo, paginação, quebra de texto, enfim. Diferente de um revisor fora do meio editorial que, além de corrigir questões ligadas à normatização, prepara o texto, isto é, verifica a gramática e adéqua os períodos para ficarem mais coesos e coerentes.

Assim, este profissional (fora do meio editorial sobretudo), além de conhecer muito bem a gramática e as normas de padronização, deve saber as características de cada gênero textual, porque isso o ajuda a identificar se as escolhas feitas em determinado texto são adequadas. Por exemplo, verbos conjugados na primeira pessoa não é uma escolha apropriada para um artigo científico, pois denota subjetividade.

Ademais, ter uma base sociocultural também agrega, visto que cada texto é direcionado a um determinado grupo social e tem uma linguagem específica (formal ou informal, regional, técnica). A linguagem muda conforme a idade, escolaridade, região, profissão, entre outras situações sociais.

Diante disso, pode-se dizer que o ofício de revisor é multidisciplinar, visto que engloba gramática, sociolinguística, cultura, semântica, etc. Portanto, cada um desses conhecimentos é uma ferramenta importante para a realização dessa profissão.

Comments


bottom of page